domingo, 25 de marzo de 2012

Isaac Díaz Pardo. Fundos Colecção Novagaliza Banco e Novacaixagaliza

Data de início: Sexta-feira, 24 de February de 2012
Data de finalización: Terça-feira, 01 de May de 2012
Segunda-feira a sexta-feira de 16 a 21h
Sabados e feriados de 12 a 14h e de 17 a 21h
Visitas guiadas mais informação 981 18 50 60

A sede da Fundação Novacaixagalicia na Coruña acolhe desde o 23 de fevereiro a obra plástica de Isaac Díaz Pardo. Com os fundos das colecções de Novagaliza Banco e Novacaixagaliza, articula-se uma exposição na que, através de grandes lienzos, estudos preparatorios, esquemas e desenhos do autor, se mostram as bases de toda a estética posterior do artista. Até o 1 de maio, a sede do Cantón Grande porá a disposição dos cidadãos a esencia artística do “gigante infinito”, Isaac Díaz Pardo.

As 35 obras dispostas na exposição da Corunha recolhem os lugares pictóricos de Isaac, em palavras de seu filho, Xose Díaz,comissário da exposição: “Há três lugares fundamentais na faceta pictórica de meu pai: um é Madri, território de formação e consagración, onde estuda Belas Artes e começa sua andadura profissional”…“o segundo lugar, e um dos mais fecundos, é Ou Castro de Samoedo, onde aparece a maturidade e realiza seus grandes óleos”… “O terceiro e último lugar de sua criação pictórica está situado ao outro lado do Atlántico, cerca de seus amigos e camaradas do exílio, num lugar próximo de Buenos Aires no que começa uma espécie de desterro, se afastando da Galícia encolhida, triste e asfixiante dos anos cinquenta,esse lugar é A Magdalena”.

A exposição, que se surte dos fundos de Novagaliza Banco e de Novacaixagaliza,deixa ao nu a um Isaac de formação clássica e empapado de uma intensa tradição artística familiar,a um artista que está a sentar as bases de toda sua plástica posterior,a exposição estará arropada pela edição de um catálogo:Isaac Díaz Pardo. Fundos Colecção Novagaliza Banco e Novacaixagaliza, que poder-se-á adquirir nas livrarias das sedes e recolhe textos do próprio artista e dos comissários da mostra Xosé Díaz e Rosario Sarmiento.
http://www.obrasocialncg.com/fundacion/evento_mostrar/la_sede_de_la_fundacion_novacaixagalicia_en_a_coruna_acoge_desde_el_23_de_f

No hay comentarios:

Publicar un comentario